IBM e o PC de 20 Petaflops

IBM anuncia a construção de supercomputador de 20 petaflops

Redação do Site Inovação Tecnológica
03/02/2009

A IBM anunciou o início da fabricação de um novo supercomputador da classe Blue Gene, denominado Sequóia, que deverá atingir a capacidade de cálculo de 20 petaflops.

O atual recordista da empresa é o Roadrunner (Papa-léguas), que atingiu 1,02 petaflop – 1,02 quadrilhão de cálculos por segundo.

O novo supercomputador deverá ficar pronto em 2011 e ser instalado no início de 2012 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, onde será utilizado para analisar os riscos envolvidos com o armazenamento das armas nucleares norte-americanas.

O Sequóia usará 100.000 processadores PowerPC fabricado com tecnologia de 45 nanômetros, com 16 núcleos por chip, em uma frequência ainda não definida, mas certamente muito superior aos 850 MHz dos PowerPC atuais.

O supercomputador contará com 1,6 petabytes de memória RAM e será montado em 96 racks, ocupando uma área de mais 300 metros quadrados e consumindo 6 megawatts de energia ao ano.

Os cientistas calculam que um supercomputador com capacidade de cálculo de apenas 1 petaflop seria suficiente para criar mundos virtuais com a qualidade vista nos filmes Matrix.

 

Mundo virtual tipo Matrix pode se realizar em poucos anos

Colin Barras – NewScientist
07/04/2008

Pelo menos esta é a opinião de Michael McGuigan, do Laboratório Nacional Brookhaven, nos Estados Unidos. Segundo ele, os supercomputadores estão se aproximando de adquirir capacidades que os permitirão criar realidades virtuais ‘à la Matrix’.

Segundo ele, mundos virtuais que poderão ser confundidos com o mundo real estão há apenas alguns anos de se realizarem.

Teste de Turing Gráfico

Em 1950, Alan Turing, o pai da moderna ciência da computação, propôs o teste definitivo para a inteligência artificial – uma pessoa deveria participar de uma conversa conjunta com outra pessoa e com um computador, e não deveria ser capaz de distinguir quem era o computador.

Os adeptos da realidade virtual criaram uma variante desse teste, o agora chamado Teste de Turing Gráfico – um júri humano interagindo com um mundo virtual deverá ser incapaz de distinguí-lo da realidade.

“Nós queremos dizer com interação, que você poderá controlar um objeto – girá-lo, por exemplo – e ele será criado de forma automática em tempo real,” explica McGuigan.

Mundo virtual em tempo real

Essa ‘criação de forma automática’, mais conhecida como renderização, e em tempo real, é o grande desafio. Os computadores atuais já conseguem produzir cenas realísticas, mas elas consomem horas de processamento e jamais poderiam se aproximar de uma interação em tempo real.

Segundo McGuigan, a chave para se passar pelo Teste de Turing Gráfico é juntar o fotorrealismo que já existe com um programa capaz de renderizar imagens com uma taxa de atualização de 30 quadros por segundo.

Supercomputadores 10 vezes mais rápidos

Para medir a atual capacidade dos supercomputadores, o cientista resolveu testar o supercomputador Blue Gene/L da IBM, que possui 2.000 microprocessadores, capazes de fazer 103 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo, ou 103 teraflops.

Ele descobriu com um programa tradicional de renderização roda 822 vezes mais rápido no Blue Gene do que em um computador pessoal, sem qualquer otimização do software que pudesse tirar proveito do processamento paralelo.

Isso ainda é insuficiente para se candidatar ao Teste de Turing Gráfico, mas deu ao pesquisador uma idéia do poder de processamento que será necessário para a renderização dos mundos virtuais em tempo real: acima de um petaflop, o que equivale a 1.000 teraflops. Ou seja, só teríamos que esperar até que os supercomputadores sejam 10 mais poderosos do que são hoje.

Anúncios
Publicado em 1. Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: