ITIL – Importância

Mudamos para http://infoachei.com.br/
Obrigado pela visita!

Moved to http://infoachei.com.br/
Thanks for visits!

Por que adotar o ITIL?


O ITIL consiste no modelo de gerenciamento de processos de TI, sendo o recurso mais aceito mundialmente. Sua estrutura foi criada pela OGC – Office of Government Commerce, antiga secretaria do comércio do governo inglês. É o conjunto de processos que reúne as melhores práticas para se adotar no gerenciamento dos serviços de TI em uma organização.

Para o desenvolvimento da área de TI, o ITIL é uma referência reconhecida mundialmente. Criado na Inglaterra, consiste no conjunto de normas e orientações para gerenciamento e desenvolvimento de tecnologias em empresas.

Vantagens

Ao implementar o ITIL em uma organização, a área de TI deixa de ser vista como um departamento, mas como parte integrante do negócio. Alguns exemplos demonstram as vantagens da implementação do ITIL:

– facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
– oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
– redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
– melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
– aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.

Atualmente, o ITIL já é uma norma integrante da ISO 9000/2000, a BS-15000. Considerando a área de TI essencial em uma estrutura organizacional, o ITIL propõe abranger a coordenação de todos os segmentos. A ferramenta sugere a medição de níveis de serviços e de metas; assim é possível saber o que se tem e o que é necessário melhorar.

Há duas versões utilizadas atualmente, a 2 e a 3. A seguir, diferenças essenciais entre elas:

Resumo da ITIL v2

É a versão atualmente aceita como melhores práticas para gestão de TI. Baseada em processos, é composta por dez livros, citados abaixo:

– Suporte a Serviços;
– Entrega de Serviços;
– Planejando para a implementação da gestão de serviços;
– Gestão da Infra-estrutura de TI;
– Perspectivas de Negócio Volumes I e II;
– Gestão de recursos de Software;
– Gestão de Aplicações;
– Gestão de Segurança;
– ITIL – Implementação em pequena escala.

Resumo da ITIL v3

Baseada em ciclos de vida de serviços, incorpora o melhor da versão anterior. A nova biblioteca agora conta com cinco publicações:

– Estratégia de serviços;
– Desenho de serviços;
– Transição de serviços;
– Operação de serviços;
– Melhoria contínua de serviços.

Apesar de aparentar uma mudança de estrutura, todos os processos já definidos em uma aplicação na prática baseados na versão 2 da ITIL estão alinhados com os modelos definidos na versão 3.

A versão 3 foi lançada oficialmente em maio de 2007, porém não é largamente utilizada pelas organizações que desejam gerir a área de TI de forma eficiente. Por ser complexa a gerência de TI, as empresas ainda estão assimilando a versão 2. E, em pouco tempo, atraídas pelas possibilidades da atualização, migrarão para a versão 3.

Migrar imediatamente não é necessário, nem recomendado. A mudança deve ser feita de acordo com a necessidade da empresa e o tempo e recursos disponíveis. Os dez processos e a única função descritos pelos dois livros principais (Entrega de Serviços e Suporte a Serviços) do ITIL estão revisados e incluídos na nova versão, evidentemente com algumas melhorias. A evolução de um modelo de processos da versão 2 para um modelo baseado em serviços da versão 3, traz um conceito de ciclo de vida. Essa expressão designa o serviço de TI desenvolvido por uma organização, desde o seu planejamento até a sua entrega, marcado por várias fases.

Qualificação

Profissionais qualificados em ITIL modificam sua visão dos negócios, ao entender que a TI é uma ferramenta para otimizar a capacidade e os recursos de pessoas, tecnologias e organizações.

O ITIL é composto por conceitos amplamente divulgados e testados no mundo. É fato que os profissionais que possuem esse conhecimento despertam mais o interesse das empresas. Quem possui uma certificação é visto como um diferencial para o desenvolvimento de uma organização.

Anúncios
Publicado em 1. Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: